segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aprendizagem na Era Digital

A aprendizagem e a sua transmissão são próprios dos seres humanos. A escola formal surge como uma organizadora do que se deve aprender. E assim aconteceu durante muitos anos. Mas na atual conjuntura, é preciso repensar o que se deve fazer para ampliar o conhecimento sem obrigar os alunos a estudar conteúdos prontos e acabados, tolhendo a capacidade dos mesmos de criar e/ou ampliar
conceitos. A era da informação chegou e a escola vem se estruturando para essa nova realidade. A escola já tem laboratório de informática, mas ainda existem professores resistentes a essa nova ferramenta (o computador) por medo de não saber manuseá-la ou por não querer mudar o que eles já têm planejado por "anos a fio". Diante de um processo sem volta, o professor precisa se capacitar, se informar, se atualizar para ministrar suas aulas de forma a atender a essa nova realidade e deixar de ser apenas transmissor de conhecimento e se tornar parceiro dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, ele agora precisa discutir com os alunos o que realmente é significativo para eles diante da quantidade incalculável de informações que existem na Internet. Assim, a interação professor/aluno/informação, passa a ter sentido para os alunos e as aulas mais agradáveis e produtivas, pois os alunos são protagonistas, entram em cena e dão "um show" de competência (capacidade de criação), de comprometimento (porque estão fazendo o que gostam) e a aprendizagem passa a ser significativa e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário